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Desafios da Leitura no Brasil e o Caminho para Transformar a Educação

Refletindo sobre o Estudo do Iede e a Importância da Leitura

Recentemente, o Centro de Pesquisas em Educação divulgou um estudo impactante sobre os hábitos de leitura dos alunos brasileiros de 15 e 16 anos. Surpreendentemente, 66,3% desses jovens não ultrapassaram a marca de 10 páginas lidas em 2018, revelando uma lacuna preocupante em nossa cultura de leitura.

O diretor-executivo do Iede, Ernesto Martins Faria, destaca a falta de uma cultura de leitura de textos longos no sistema educacional brasileiro. Ele ressalta que é crucial criar o gosto pela leitura desde cedo, pois a falta desse hábito parece estar relacionada a uma queda no desempenho em disciplinas como matemática e ciências.

Principais conclusões do estudo:

  1. Leitura e Desempenho Acadêmico: Apenas 9,5% dos estudantes leram algo com mais de 100 páginas em 2018. Em comparação com outros países da América Latina, como Chile (64%) e Finlândia (72,8%), o índice brasileiro é alarmante.
  2. Impacto da Leitura no Pisa: Alunos que leram mais de 100 páginas tiveram um desempenho notavelmente mais alto (33%) no Pisa, que avalia leitura, matemática e ciências. Isso ressalta a correlação positiva entre o hábito de leitura e o sucesso acadêmico.
  3. Atitude Positiva em Relação à Leitura: Apesar dos números negativos, mais de 40% dos alunos brasileiros, tanto na rede pública quanto privada, afirmam gostar de falar sobre livros, revelando uma atitude positiva em relação à leitura.

Desafios que Precisam ser Superados:

  • Baixo Estímulo à Leitura: A falta de estímulo, seja em casa ou na escola, é apontada como uma razão significativa para os jovens lerem tão pouco.
  • Dificuldades Cognitivas e Déficits de Aprendizagem: No Pisa 2018, 44,9% dos participantes admitiram precisar ler muitas vezes o mesmo texto para compreendê-lo, destacando desafios cognitivos e déficits de aprendizagem.
  • Número Insuficiente de Bibliotecas Públicas: A carência de bibliotecas públicas, nas ruas ou nas escolas, especialmente na rede pública, é um obstáculo que precisa ser superado.

O Poder Transformador da Leitura:

Estudos prévios citados pelo Iede mostram que o hábito de ler traz inúmeros benefícios para o aluno, incluindo a ampliação do vocabulário, melhoria no desempenho da escrita, conquista de fluência verbal e cultura geral, compreensão de informações em diferentes formatos, e o desenvolvimento da cidadania.

Vamos unir esforços para incentivar a leitura desde cedo, superar os desafios identificados e transformar a educação no Brasil. A leitura não é apenas uma habilidade, mas uma ferramenta poderosa para o crescimento intelectual e o sucesso acadêmico. Juntos, podemos construir um futuro educacional mais vibrante e promissor.

Fonte: G1

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