Brincar na terra, cuidar das flores, respirar ar puro e pisar na grama são atividades benéficas para o desenvolvimento infantil, proporcionando momentos divertidos e inesquecíveis. O clássico livro “O Jardim Secreto” mostra como a natureza influencia no comportamento e na saúde das crianças. A protagonista da história é uma garotinha que perde os pais em um surto de cólera na Índia e é enviada para morar em uma mansão com seu tio misterioso.
No início, a menina tem um temperamento difícil e mimado. Seu primo também é difícil de lidar e deixa todos os funcionários da mansão apreensivos, sem saber o que fazer. Além disso, tem a saúde debilitada por quase não levantar-se da cama e sair ao ar livre.
Porém, quando a protagonista, seu primo e um amigo começam a cuidar do jardim, o comportamento das crianças vai se transformando e impactando na saúde física e mental, principalmente do primo.
Cuidar do jardim faz as crianças se sentirem úteis. Elas aprendem a contemplar a beleza da natureza e a meditar sobre os ensinamentos que o processo da vida das flores e dos animais tem a ensinar.
A história retrata o que acontece na realidade: crianças e natureza sempre combinam.